O desenvolvimento das cidades inteligentes, conhecidas como smart cities, está sendo impulsionado pela construção de grandes condomínios sejam eles verticais como horizontais, com recursos de conectividade e de digitalização.
São conhecidos como Prédios inteligentes (Smart Buildings) ou Buildings 4.0, sendo que nesse tipo de construção deve ter um papel fundamental a questão da sustentabilidade, pois entendemos que IOT, conectividade deve andar atrelada com a questão da sustentabilidade.
As novas moradias Smart ajudam as cidades a se tornarem mais sustentáveis, eficientes e centradas nas pessoas com a gestão das informações. Mas, para tornar inteligente, as construções verticais e horizontais devem incorporar recursos de digitalização e conectividade.
O processo deve envolver a conexão de partes da infraestrutura que são tradicionalmente isoladas, e na solução SMART tudo se conecta.
Sejam as instalações de:
- Ventilação
- Refrigeração
- Iluminação
- Sensores de energia
- Motores elétricos
- Elevadores
- Incêndio
- Acessos e segurança
- Energia Fotovoltaico
- Monitoramento de espaços compartilhados, como academia, churrasqueira, salão de festas, piscina, Brinquedoteca
- Gestão dos colaboradores e prestadores de serviços, criar uma rastreabilidade de todas as informações na palma da mão em tempo real
Smart Building
Tudo começa na idealização do empreendimento com o uso do Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informações da Construção para elaborar sua arquitetura de IOT.
O futuro das cidades inteligentes envolve diretamente os prédios ultra eficientes, inclusive com geração de energia renovável, sendo que a própria geração de energia pode ser usada para alimentar os carros elétricos que vem ganhando maior espaço nos centros urbanos. Ou seja, confirmando o aspecto de integração dos prédios com as Smart Cities.

Os edifícios inteligentes – smart buildings, já se tornaram uma tendência no gerenciamento de condomínios que visa a diminuição do impacto ambiental e potencialização da autonomia dos moradores, prestadores de serviços e funcionários e funcionalidades do edifício.
A tecnologia consiste em ter prédios cada vez mais independentes e sustentáveis, por meio de soluções que geram economia, reaproveitamento e captação inteligente de recursos naturais.
Para que sejam independentes, esses edifícios contam com a máxima automatização de funções e a tecnologia da segurança eletrônica.
Com a vinda da Pandemia, muitos profissionais começaram a trabalhar Home Office, e isso gerou uma grande demanda de espaço como Coworking , sendo que grande maioria dos novos empreendimento de edifícios residenciais não se atentaram para esses espaço como também para Stream de vídeo, Podcast, Youtubers , que são as novas profissões do mundo digital, onde grande maioria tem seus estúdios em casa e isso está ligado a Smart Buildings.
Talvez você se interesse em ler:
- De onde surgiu o conceito “casa inteligente”?
- A importância de um profissional para projetos e reformas
- O poder da luz e a importância da iluminação
Sistema Fotovoltaico
Geração de Energia Renovável, utilizando área de telhados sejam de garagens abertas ou na cobertura do prédio. Ou até mesmo na lateral da cobertura criando um BEIRAL Sustentável, sendo construída uma lateral toda de painel solar gerando energia para as áreas comuns.
Além da sustentabilidade, a redução energética das áreas comuns do condomínio, em um condomínio de até 150 moradores, passa de mais de 100 mil reais de economia ano, sem contar com a questão da venda do excedente da geração de energia.
Caixa de Correio Inteligente
Solução que facilita e conecta o morador aos serviços de entrega de encomendas, como Correios, Ifood e até mesmo deixar uma encomenda na caixa e ser retirada por familiares e terceiros. Essa tecnologia, demanda menos recursos de profissionais do condomínio, agilidade e rastreabilidade da entrega e coleta das encomendas.
Elevadores
Hoje os novos elevadores, já estão com soluções de automação em tempo real, sendo possível, gerenciar e monitorar os elevadores, em tempo real. Simplesmente conectando esses elevadores em uma rede do condomínio dedicada para gerenciamento de risco e segurança, onde nesse sistema estão todos os outros equipamentos conectados, como iluminação, acesso, segurança. Ou seja, mandando todas as informações em um centro de operação.
Facilitando toda gestão de manutenções preventivas e corretivas dos elevadores, como também informações de aberturas e fechamento de portas, ciclo de uso e desgastes do botão de chamada do elevador, iluminação do elevador, desgastes de componentes, ciclos do Motor e também chamada de parada do elevador automaticamente, comunicando a empresa diretamente para um atendimento emergencial sem a intervenção de um funcionário do condomínio.
Monitoramento de águas
Um sistema eletrônico de monitoramento de água remoto que detecta falhas em todos os sistemas de águas limpas, reuso, esgoto, pluvial, servidas, caixas de gordura etc. Reduz em mais de 45% em manutenção corretiva e preventiva.
Como também monitora a qualidade da água da piscina, com um sensor que diz em tempo real o PH da água e liga a bomba de filtragem sem a intervenção humana. Bem como, a colocação correta de produtos para tratamento da água da piscina. Da mesma forma faz análise das bombas monitorando hora de uso e troca automática.
No monitoramento das caixas d’água é possível identificar picos de consumo, detectar os horários de baixa utilização, saber como cada setor consome, entre outros. No monitoramento do nível de reservatório de água, o principal ponto é a gestão.
Pois, afinal, é preciso evitar o transbordo e a falta de água. O sistema gera um alerta a todos os moradores para economizar, sendo que já há possibilidade de gerenciar individualmente o consumo. Além de monitorar quando será necessário a limpeza da caixa d’água e cisterna, pelo sistema de monitoramento.
Eficiência Energética
Com a grande demanda e custo energético no Brasil, eficiência energética não é somente usar lâmpadas de Led, ou eletrodomésticos de baixo consumo, e sim gestão de todos os equipamentos, principalmente ar-condicionado, moto bombas, gestão de iluminação natural. Gerindo o consumo e reduzindo o impacto na manutenção e troca de peças, e diminuindo o consumo de energia.
Controle de acesso e Segurança
Quando se fala em segurança ou controle de acesso, não é simplesmente colocar câmeras, alarme de intrusão, alarmes de incêndio, sistema de biometria ou facial, se tudo isso não estiver integrado e automatizado.

A gestão de risco de segurança, é um processo em que se cria as parametrizações de nível de segurança, alinhando câmeras inteligentes com IA (Inteligência Artificial) que consegue criar barreiras virtual de invasão gerando alertas automáticos para o porteiro, para empresas de monitoramento ou da portaria remota como também envio de aviso de alerta para todos os moradores.
Da mesma forma, a utilização de câmeras para LPR (Leitura de Placas Veicular) que identifica o carro pela placa, cor e modelo e se está cadastrado no condomínio liberando seu acesso à garagem. Sendo também possível criar uma segunda checagem, colocando uma câmera lateral do motorista fazendo o reconhecimento facial e da placa ao mesmo tempo.
Portanto para o sistema de acesso portaria e espaços comuns do condomínio, é possível colocar leitores, biométricos, facial, cartão proximidade, tags, e senha, criando regras como horário de acessos aos espaços como brinquedoteca, Spa, salão de jogos e festa como também entrada do condomínio e ao próprio apartamento, criando rastreabilidade de todos os moradores do uso das áreas.

2 respostas
Parabéns pela matéria, Saito! O futuro já chegou. É incrível ler tantas informações sobre tecnologia a serviços de diversas áreas.
Obrigado Sheila.