Em primeiro lugar, o design biofílico é uma forma diferenciada de criar ambientes naturais que melhoram nossa saúde e bem-estar. Ou seja, os projetos são pensados com base no conceito da sustentabilidade, seja incluindo sistemas de reaproveitamento de água da chuva, uso de placas solares, cultivo de jardins verticais, dentre outras ações.
O que é o Design Biofílico: a natureza nos espaços arquitetônicos
O Design Biofílico procura conectar nossa necessidade inerente de afiliar a natureza ao ambiente moderno construído. Uma extensão da teoria da biofilia, o Design Biofílico reconhece que nossa espécie evoluiu na maior parte de sua história em resposta adaptativa ao mundo natural e não às forças humanas criadas ou artificiais.

O ser humano é biologicamente codificado para se associar aos recursos e aos processos naturais. Essa necessidade é fundamental para a saúde física e mental, a aptidão e o bem-estar das pessoas. Como o “habitat natural”, atualmente, é, em grande parte, o ambiente construído.
Ou seja, onde passamos a maior parte do nosso tempo. Então o Design Biofílico busca satisfazer nossa necessidade inata de nos associar à natureza. Assim, o objetivo fundamental do Design Biofílico é criar um bom habitat para as pessoas que habitam estruturas, paisagens e comunidades modernas.
Os benefícios do Design Biofílico: mais produtividade e bem-estar
Ao incluir conscientemente a natureza no interior ou no projeto arquitetônico, estamos nos reconectando inconscientemente a ela. No entanto, um ambiente desprovido de natureza pode ter um efeito negativo na saúde, sobretudo, na produtividade e bem-estar.
A OMS já reconheceu o estresse no trabalho como uma das maiores causas de depressão. Por isso, a aplicação do Design Biofílico é muito importante não só nos espaços pessoais, mas, particularmente, em áreas produtivas, como escritórios e outros ambientes de trabalho.

Problemas de saúde e falta de bem-estar também podem resultar em baixo desempenho e produtividade, perda de tempo de trabalho e aumento de custos. Por isso, incorporar elementos da natureza diretos ou indiretos no ambiente construído é fundamental. Isso ajuda a reduzir os níveis de estresse, a pressão arterial e as frequências cardíacas, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar geral.
Existem várias táticas que os arquitetos podem usar para incorporar os princípios de Design Biofílico. De acordo com o livro 14 Patternes of Biophilic Design (14 Padrões do Design Biofílico), os padrões de Design Biofílico se dividem em três grupos:
- Padrões da natureza no espaço
- Padrões de analogias naturais
- Padrões da natureza que proporcionam o espaço
O escritório OBSIDIAN architects by Fernanda Viale, regido pela arquiteta e urbanista Fernanda Viale, explora o poder do Design Biofílico sabendo que é essencial para a saúde humana incluir materiais sustentáveis e técnicas inovadoras nos projetos.
O que você achou deste conteúdo? Conseguimos te ajudar a entender sobre o assunto? Deixe seu comentário e dúvidas aqui abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também saibam o que é um Design Biofílico e como ele pode influenciar nos projetos!

Uma resposta
Este conceito anda bem em alta, mas nunca ficou claro para mim o que realmente significa. Parabéns pela matéria bem explicativa!.