A importância da luz na arquitetura vem desde tempos imemoriais. O interesse do ser humano pela luz e o seu impacto nos espaços fazem dela um elemento diferenciador na criação e compreensão da arquitetura.
Louis Kahn disse: “O sol nunca conheceu sua grandeza até atingir a face de um edifício”.
Se há algo que afeta a imagem de um espaço de forma transversal e que se torna uma condição indispensável para a geração da própria arquitetura, é a luz natural. É um elemento capaz de diferenciar os espaços e imprimir-lhes caráter.

A iluminação confere um valor emocional à arquitetura, criando experiências para quem usufrui dos espaços em que é utilizada de forma adequada.
Talvez você se interesse em ler:
- Acessibilidade para idosos: “O que você quer ser quando envelhecer?”
- Carro elétrico, o que você precisa saber para sua casa receber um!
- De onde surgiu o conceito “casa inteligente”?
A importância da iluminação
Hoje fazemos uso da iluminação como complemento da luz natural, elemento fundamental para criar espaços e até dar-lhes o uso que lhes corresponde. Graças à combinação com a iluminação artificial, consegue-se o equilíbrio necessário, que se traduz numa correta apreciação cromática e, por conseguinte, no bem-estar das pessoas que ocupam a sala.
Além da iluminação transmitir o bem-estar, ajuda a relaxar. A luz está em crescente ascensão, cada vez mais vem surgindo tecnologias novas, com diversos formatos como a automação já incorporada às luminárias reproduzindo a luz do sol, música, internet.

A iluminação excessiva causa desconforto devido ao excesso de estimulação dos nervos oculares. Por outro lado, um baixo nível de iluminação causa fadiga ocular. A iluminação equilibrada melhora o humor e ajuda a manter um ambiente de trabalho e de vida saudável.
Do ponto de vista energético, a iluminação representa aproximadamente 20% do consumo elétrico de um edifício. Portanto, é inevitável pensar na eficiência da iluminação ao projetar um espaço.
Não se trata apenas de utilizar uma iluminação de baixo consumo, mas sim de proporcionar a iluminação certa no momento certo, proporcionando a intensidade e a cor da luz adequadas ao uso que se faz do espaço e ao tempo em que está a ser ocupado.

Em conclusão, o projeto de iluminação deve alcançar um equilíbrio entre a consideração arquitetônica do espaço, o bem-estar das pessoas e a eficiência energética da instalação.
Na ArchNomma temos um time de arquitetos especialistas em iluminação que trabalham lado a lado para tornar seu ambiente único. Trabalha visando o bem-estar do cliente.
O que você achou deste conteúdo? Conseguimos te ajudar a entender sobre o assunto? Deixe seu comentário e dúvidas aqui abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também saibam sobre o poder da luz e a importância da iluminação!

Uma resposta
A iluminação é uma das ferramentas mais importantes usadas na Arquitetura!!!!
Parabéns pelo texto Samira!!!