A princípio, a demanda das vendas de carro elétrico no Brasil teve uma alta significativa no mercado de automóveis comerciais leves. Crescendo cerca de 256% em relação a 2020 e bateu recorde no Brasil no último ano de 2021, com 34.990 unidades.
E com uma demanda alta também cresce as dúvidas para quem quer adquirir um VE e não sabe exatamente o que precisa ter em casa para receber um carro elétrico. Iremos aqui sanar algumas dúvidas e dar algumas orientações para que seu carro possa ser bem-vindo em sua casa.
Falando sobre estrutura, vamos imaginar que aqui existem dois cenários para analisar quando o assunto é a estrutura necessária para a instalação dos equipamentos necessários. E nesses dois cenários contemplamos o cenário de uma casa e o cenário de um condomínio predial.

Quais as diferenças de cada cenário?
Prédio
A dificuldade maior encontrada nos condomínios prediais é que a maior parte deles não estão preparados para receber um carro elétrico. Principalmente porque o regime interno dos condomínios não abrange cláusulas para esse tipo de situação.
Residência
Normalmente as concessionárias sugerem manter o carregador original do carro dentro do veículo, não que isso impeça o proprietário de realizar as instalações adaptadas e protegidas conforme as orientações dos fabricantes. Bem como, dessa forma o cliente define utilizar o carregador original ou comprar um carregador doméstico.
Talvez você se interesse em ler:
- Contrato ou não um arquiteto
- A importância de um profissional para projetos e reformas
- O poder da luz e a importância da iluminação
Com base na definição do carregador a ser utilizado o proprietário pode:
- Utilizar o carregador do próprio veículo através de uma tomada convencional padrão brasileiro 220V 2P+T, no entanto o tempo de recarga se torna mais lento pois o carregador eletronicamente irá limitar a corrente elétrica a ser injetada no veículo.
- Utilizar o carregador do próprio veículo, no entanto ele pode preparar as modificações das características das instalações do ponto de recarga para que o equipamento trabalhe de forma mais rápida.
- Comprar um carregador doméstico e comum utilizável em diversos modelos de veículos e para tal, a partir da potência dele, e com base no modelo do veículo realizar as alterações elétricas necessárias para o funcionamento adequado do equipamento, com melhor aproveitamento eficiência quanto ao tempo de recarga.
Uma dica importante é saber escolher um profissional qualificado e que tenha experiência quanto a instalação dos equipamentos ou que no mínimo tenha capacitação técnica como eletrotécnico.
Existem detalhes que é preciso ter cautela, principalmente com a compatibilidade dos equipamentos, já que estamos falando de equipamentos caros. Se puder escolher um profissional qualificado no assunto ajuda muito.
Definindo o profissional o proprietário informa suas necessidades e definições de produtos. Ou seja, a partir daí o profissional, dá início ao atendimento técnico para fazer levantamentos pertinentes as instalações existentes. Ainda mais verificar as possibilidades de instalações, alterações, infraestruturas seja por aproveitamento ou nova.
Analisa-se a possibilidade de o carregador funcionar com as instalações ou cargas existentes no local ou não. Em caso de possibilidade o cliente deve tomar alguns cuidados e deve ser orientado quanto ao uso, horários afins de evitar qualquer possibilidade de sobrecarga em sua rede.

Checa-se o fornecimento de entrada de energia e avalia se ele tem a capacidade de receber mais carga. No geral quando há dificuldades a possibilidade de instalação devido a impossibilidades de receber equipamentos que absorverá carga extra das instalações do imóvel.
Então orientamos que o proprietário do veículo elétrico contrate um profissional para realizar análise de energia disponível no seu imóvel, o quanto dessa energia ele está absorvendo ou sendo utilizada e o quanto de folga há disponível.
A partir daí o passo 2 aconselhamos a elaboração de um projeto elétrico específico, para as devidas alterações e formalizações documentadas. Isto é, seja para efeito de segurança do imóvel ou para documentar e solicitar aumento de carga junto a concessionária local.
Quando o dono do imóvel se dispõe a comprar um veículo elétrico ele precisa entender que não se trata de qualquer bem adquirido que o possibilitará apenas contribuir com meio ambiente, como apenas gerar economia financeira, ou ainda algum tipo de status, ou conforto.
No entanto ele precisa entender que assim como em um posto de combustível convencional existem normas e critérios de segurança para instalação e fornecimento de combustível. Da mesma forma ele precisa entender que se faz necessário também investir em um profissional qualificado que análise, projete, e executa com alto padrão de qualidade afim de proporcionar total segurança.
E muitas vezes essa prestação de serviços, equipamentos e dispositivos não são baratos, mas é o que reduzirá significativamente possibilidades de incidentes e proporcionará segurança e qualidade para sua casa, seu imóvel e sua família.
Quando falamos em aspectos em edifícios residenciais por exemplo há algumas dificuldades específicas e peculiaridades. Pois além de vários perfis de moradores diferentes, e a necessidade de se pensar no coletivo nem sempre há um consenso nisso.

Muitas vezes a tentativa de solução acaba sendo pontual apenas para uma situação ou de um morador, deixando as possibilidades futuras de lado, como também a oportunidade de se preparar para o futuro.
Destaco que em São Paulo através do projeto de lei PL 387/2018 aprovado na Câmara municipal de São Paulo e sancionada pelo então prefeito. Com a Sanção do Executivo, a lei 17.336 de 30 de março de 2020 passa a obrigar os edifícios residenciais e comerciais da cidade de São Paulo a prever soluções para recargas de veículos elétricos.
Estima-se que até 2035, 62% da frota poderá ser de veículos elétricos.
O que você achou deste conteúdo? Conseguimos te ajudar a entender sobre o assunto? Deixe seu comentário e dúvidas aqui abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também saibam o que precisa para ter um carro elétrico em casa e como se preparar!
